terça-feira, 22 de setembro de 2009

A idade de ouro da Gospel Music

A idade de ouro (1940 - 1950)


A música gospel composta por Dorsey e outros, revelou-se muito importante entre os quartetos, e acabou seguindo para outros rumos. Grupos como The Dixie Hummingbirds, Pilgrim Travelers, Silvertones Swan, Sensational Nightingales e Five Blind Boys of Mississippi introduziram ainda mais liberdade estilística e novas harmonias, acrescentando ad libs e usando frases curtas repetidas em segundo plano para manter uma base rítmica para as inovações dos vocalistas. Foram surgindo idéias novas de “gritos” no âmbito mais “hard” ou subidas para o falsete na voz masculina, deixando a técnica vocal cada vez mais apurada.
Ao mesmo tempo que os grupos quartetos estavam atingindo seu auge nas décadas de 1940 e 1950, um número de mulheres cantoras estavam a atingir o estrelato. Algumas, como Mahalia Jackson e Bessie Griffin, se destacaram como solistas, enquanto outras, como a Clara Ward, Albertina Walker, The Caravans, The Sisters Davis e Dorothy Love Coates, cantavam em pequenos grupos. Enquanto alguns grupos, como os The Ward Singers, utilizavam teatro e dinâmicas de grupo bem mais ousadas que a maioria dos quartetos masculinos, as mulheres se basearam na técnica extrema e no testemunho dramático para se estabelecer.
Roberta Martin em Chicago estava à frente de outras cantoras gospel em muitos aspectos. Ela liderou grupos que foi referência na época,usando um estilo discreto, fugindo do virtuosismo individual, e patrocinou uma série de artistas ,tais comoJames Cleveland, que passou a mudar a face do evangelho nas décadas que se seguiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário