quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Os Spirituals

Spirituals

Ao ouvir um Spiritual, é evidente que essa música não só ajudou os escravos suportar a vida, mas que era uma expressão de suas alegrias, tristezas, esperanças e sonhos.
Spirituals foram influenciados pela cultura da África. Africanos utilizavam canções para recitar a história, expressar sentimentos sobre o outro, e juntando-se a todos os aspectos da vida. Influenciados pelas tradições da África, os spirituals foram criados pela contribuição individual e do grupo. Faziam uso de movimentos rítmicos do corpo e batiam palmas como acompanhamento da música.Canções eram constantemente recriadas a partir de pedaços de canções antigas e, em seguida, formavam novas canções com novas músicas e letras. Eles nem sempre foram criados na igreja, muitas vezes eram construídos e cantada durante o trabalho( as worksongs).
Embora as vezes o spiritual seja alegre e num andamento mais allegro com o chamado Shout (em português, "grito"), para a dança entre eles, grande parte dos spirituals tem um tom manso, num andamento "largo" e meditativo e, os negros, acorrentados, poderiam cantar sentados e a capella. Mas, a idéia do espiritual vem de uma raiz bíblica, das canções espirituais que podemos encontrar na leitura desta, com a menção de "Canções espirituais".
"falando entre vós com salmos,
entoando e louvando de coração ao Senhor
com hinos e cânticos espirituais..."Efésios 5.19

Os spirituals mais notáveis foram os que descreveram os escravos como o povo escolhido. Esta idéia os fazia acreditar que Deus estava com eles e a liberdade chegaria logo.Eles cantavam: "Nós somos o povo de Deus" e "Para a Terra Prometida eu estou indo " .

Apesar de serem sempre rebaixados por seus senhores de todas as pessoas, essas letras reforçavam a crença de que Deus os havia escolhido.

Esperança de libertação também era sempre expressa em spirituals criados a partir dos livros do Antigo Testamento,do Apocalipse do Novo Testamento. Os escravos cantavam sobre a abertura do Mar Vermelho, a vitória de Davi sobre Golias com uma pedra, a construção da arca de Noé, Jonas e sonhavam em obter sua liberdade através da fé.
Estas canções não só forneceram a esperança no futuro tendo como exemplos povos do passado, mas também confirmou que Deus ajudou povos oprimidos. Assim como Deus libertado o povo de Israel da escravidão no Egito, eles acreditavam que Ele iria também livrá-los da escravidão.

Tristeza era outro tema dominante, e foi expressa em canções sobre a morte. Pelo fato dos escravos estarem sujeitos aos caprichos dos senhores, a morte era uma constante ameaça. No entanto, acreditavam que Cristo morreu por todos os pecadores e os que creram nEle seriam aceitos no Reino dos Céus. A morte era vista como o fim do sofrimento na Terra. Não é surpreendente que eles cantaram canções como, "Swing Low, Sweet Chariot", que se congratulavam com a morte.
O texto, freqüentemente, é simples e tem uma frase principal para cada verso, que se repete, às vezes até quatro vezes (as quatro frases melódicas do primeiro verso); e, no refrão, finalmente responde o que os versos repetem. Às vezes o texto inicial é uma pergunta, noutras só uma mensagem. Existe até a sugestão de que os negros, enquanto eram escravos, por não poderem conversar quando trabalhando na construção da ferrovia, por exemplo, ficavam ansiosos para se comunicar; eles, então, cantavam uns para os outros com suas perguntas, e as vezes, o outro que estava trabalhando próximo respondia, cantando o refrão. Existe até um espiritual específico, Wade in the Water que a letra possui instruções de como fazer para fugir... "em direção a água" (para que os cães não possam rasteá-los, obviamente).

O Spiritual freqüentemente usa a Forma Canção, seguindo o formato:
 "A" para o primeiro verso
 "A" para o segundo verso ( "A"= repetindo a mesma melodia)
 "B" segue um refrão e, em geral, volta ao início(com o da capo e repete o formato com versos diferentes.
Podemos citar como exemplo desta forma o Were You There (When They Crucified My Lord)" (em português, "Voce estava lá, quando eles crucificaram o Senhor"?).
Um estilo melódico, com texto em Inglês, seria uma canção num tom otimista, cantada com júbilo, ou com tom de meditação, como uma canção para reflexão espiritual ou de lamento pessoal; sempre com letra evangélica ou de meditação, podendo ser cantada solo, sem acompanhamento, uma vez que os negros não tinham quase algum instrumento musical, ou com um acompanhamento de gaita. Quando num culto na igreja, pode ter um canto responsivo, com um coro, cantando as repostas do solo durante o refrão, ou até ecoando o próprio canto solo, como responsório, durante a música toda. Em muitas interpretações o cantor entoa os versos meigamente, e quando inicia o refrão entoa uma postura e dicção mais arrastada e agressiva, com mais altura no timbre e num ataque com mais velocidade. A melodia é bem diatônica e não tende a modular, ou apenas modula a um tom acima, para colorir um verso final com mais ânimo, por exemplo, mas modulações não aparecem, em geral, nas partituras originais – são apenas detalhes de arranjos mais modernos. O estilo foi se estabelecendo comercialmente no Século XX e compositores brancos começaram a escrever espirituais também. Os cenários do período da conquista do Oeste em qual os escravos viveram, serviu de inspiração para diversos musicais da Broadway, tais como "Oklahoma"de (Rodgers and Hammerstein), (1943); "Showboat" de (Jerome Kern e Hammerstein) (1927); em quais os enredos se davam nos estados da nova fronteira ao Oeste, Kansas, Oklahoma e ao longo do Sul dos EUA, no Rio Mississippi. A própria música temática do musical Oklahoma desenvolve o estilo responsório, trocando de vozes a cada frase e possue o estilo Country do velho Oeste Norte-americano. Em "Showboat" ambos negros e brancos participam da peça, um musical integrado racialmente, inclusive com um coro de negros e outro coro de brancos. A canção Negro espiitual, Ol' Man River, foi escrita por Jerome Kern para este musical, Showboat.

O Spiritual dos Afro-americanos começou a surgir durante os anos da escravidão, que podem ir até bem antes da Revolução americana, de1776, mas foi só por volta de 1860 que a música começou a ser publicada. Neste ano vários estados já haviam emancipado a escravidão
No início dos anos 1870 um grupo de estudantes da Universidade Fisk Jubilee Singers reviveu os spirituals durante um ato para arrecadar dinheiro para a universidade. Pela primeira vez, os brancos, não-sulistas, e outros foram capazes de ouvir o significado das músicas dos escravos.Ainda hoje, spirituals fornecem uma maneira de compreender as alegrias, tristezas, e as vidas dos escravos.
Entre alguns famosos Espirituais podemos citar:
 "Go Down, Moses"!
 "Were You There"
 "Swing Low, Sweet Chariot"
 "Ol' Man River" do musical da Broadway, Showboat (1927) de Kern e Hammerstein.
Este último espiritual fez tanto sucesso que muitos cantores modernos ainda cantam. Em 1972, o cantor, Jim Croce lançou-a numa versão Country, em seu primeiro álbum, e teve um bom retorno do público nos EUA.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritual_negro
http://afroamhistory.about.com/od/spirituals/a/spirituals.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário