quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O Tradicional Gospel

Gospel Tradicional

A música gospel tem uma história que pode ser atribuída ao Século 18, como já vimos.
Nessa época, ocorreu a mistura entre os hinos ingleses tradicionais e a idéia africana de cantá-los em pergunta e resposta. Os escravos não podiam conversar entre si, por isso desenvolveram essa idéia,onde um cantava uma parte,o outro respondia a outra frase , dessa forma, tanto os trabalhadores da lavoura de algodão como também os escravos acorrentados poderiam comunicar-se . As musicas tinham caráter cristão, pois levar os escravos as reuniões de culto não só era só um meio para monitorar os africanos , mas também serviu como um reforço da doutrina escravista.
Nessa fase também era ilegal mais do que um punhado de negros se reunirem sem supervisão.. Diante disso, a população negra norte americana cresceu mais próxima da doutrina cristã e descobriram o papel que a música tinha nessa experiência. A música (hinos) dos senhores brancos tornou-se o pano de fundo para a música dos africanos escravizados,que mais tarde, seriam usados em suas eventuais reuniões de adoração.
Na ilegalidade,os negros começaram a criar reuniões secretas que funcionavam como cultos só de escravos. Estas reuniões foram realizadas normalmente, a uma distância da casa do senhorio, para garantir a discrição e evitar uma possível punição.
Foram durante essas reuniões, que hinos tradicionais "mais recentes" foram desenvolvidos.
Esses novos hinos tinham uma mistura de Bluegrass (o “pai” do country), e de Spirituals (tradição negra), e até hoje compõem grande parte dos hinários das igrejas mais tradicionais...
Pra ser sincero, o Gospel conhecido como Tradicional. Embalou mesmo após o Reavivamento da Rua Azuza em 1905/1906/1907.
Os cultos nessa época eram diferentes dos cultos tradicionais. A congregação era barulhenta e ativa, e ficava respondendo aos comentários dos pastores com “amém, assim mesmo, pregue para nós, sim Senhor, entre outros”. Os sermões daquela época eram embalados por essa interação, e obtiveram uma característica mais rítmica, onde quanto mais altos eram os comentários, mais inspirado ficava o sermão. Nessa época também o pastor ou algum membro da congregação começava a cantar palavras do sermão ou versos da bíblia. Logo, toda a igreja estava cantando e dançando.
Nasce então, a igreja Missão da Fé Apostólica, a primeira igreja pós Avivamento, liderada pelo Pr William Seymour. As palmas, o barulho, o culto mais alegre e sem uma liturgia pré definida são fatores marcantes desse novo estilo de cultuar, bem parecido com o estilo africano de ser.
Um pastor negro da época disse o seguinte:
“As palavras podem ser relevantes.A congregação quer ouvir coisas relacionadas com as situações da vida real.Eles querem o que é vibrante e entusiasmante. Se “uma igreja conseguir dar sua mensagem, sua música, seus princípios, as pessoas responderão.”
Isso para a época foi motivo de discussão entre os grupos não pentecostais. A miscigenação entre negros e brancos foi uma das causas para a queda da Missão da Fé Apostólica. A história conta que a policia fechava e mandava os brancos embora da igreja, enquanto outros policiais maltratavam e batiam nos negros.
No início do século XX, com o aumento do número de igrejas negras no sul dos Estados Unidos, a música outrora conhecida como Spirituals começa a ser desenvolvida e expandida.
Ao lado das instituições nacionais organizadas, os guetos tinham igrejas independentes como:
Atlanta’s Highway, Hedge’s Fire Baptized, Chicago’s Widow’s Mite Holiness, Church of God in Christ. A igreja negra foi se tornando uma escola de música ,formando talento dos músicos e levando o desenvolvimento da música americana um passo a frente.
Durante as décadas seguintes, no final da guerra civil americana, os brancos começaram a perceber a importância dos Spirituals e dos Gospel, este estilo começou a ganhar notoriedade fora das comunidades afro-descendentes, e desenvolveram uma lenta, mas firme transformação da música.A grande mudança veio com a migração dos ex-escravos do sul para as cidades desenvolvidas do norte (Chicago e Nova York), depois da 1º Guerra Mundial.

É importante ressaltar que no início do século XX, o estilo de canto usando muito vibrato era acompanhado apenas de palmas. Pouco tempo depois chegaram os violões e banjos, para auxiliar os solistas e pequenos corais.
Na década de 1920 alguns artistas, como o Arizona Dranes, viajavam em turnês pelos Estados Unidos pregando e cantando suas músicas, a partir daí, da-se inicio a uma série de registros em um estilo que mesclava tradicionais temas religiosos com barrelhouse, blues e boogie- woogie com a adição de alguns instrumentos de jazz, tais como bateria (percussão) e metais (trompete,trombone,sax), para o som que se fazia na igreja.Também é importante notar que a música gospel não é apenas uma forma de música. É uma parte intrínseca da experiência religiosa de muitos fiéis.
O gospel tradicional manteve-se em um caminho espiritual forte e sobreviveu por muitos anos, tendo uma influência inegável sobre o R & B e o rock and roll.
Thomas Dorsey estendeu as fronteiras de seu tempo para criar música gospel em um formato para coros e quartetos. Vocalistas talentosos foram cantando essas músicas muito além das expectativas. O método, a dinâmica e o poder por trás das músicas eram diferentes, mas a mensagem de Deus era entregue a cada momento.
Dorsey, foi um grande pianista de blues e na época tocou para gigantes como Tampa Red, Ma Rainey e Bessie Smith, dessa forma,conseguiu argumentos musicais para desenvolver esta nova música, organizando uma convenção anual para artistas gospel, excursionando com Martin para vender partituras e, gradualmente, superar a resistência das igrejas mais conservadoras do que muitos deles considerado pecaminoso, músicas mundanas.Combinando a estrutura de bar e dezesseis modos de blues e ritmos com letras religiosas nessas composições Dorsey abriu novas possibilidades para cantores inovadores, como Sister Rosetta Tharpe e conseguiu um modo de fazer com que esses cantores pudessem aplicar os seus talentos individuais em suas canções, enquanto membros da igreja usando frases melódicas ou adicionando linhas musicais dos seus próprios instrumentos em resposta aos cantores.
Os grupos mais populares na década de 1930 foram os quartetos masculinos como The Golden Gate Quartet, que cantavam misturando harmonias cuidadosas, o canto melodioso, síncope lúdico e arranjos sofisticados para produzir um estilo leve, experimental. Esses grupos também absorveram os sons populares de grupos pop como The Mills Brothers e produziram canções que misturavam temas religiosos, humor , crítica social e política. Desde então a música gospel começou a mostrar mais e mais a influência do evangelho na forma de como eles incorporaram a nova música em seu repertório.
Em 1930, a música gospel incorporava o movimento dos direitos civis. Esse tempo foi referido como o período de black gospel, já que esta foi a época mais próspera para a música gospel.

Com a expansão da igreja pentecostal e do estilo musical, o piano foi incorporado, servindo de base e estudo para os corais, principalmente na década de 30. Na década de 40, os pequenos grupos de gospel music já estruturados começam a fazer turnês por todo o país, para supri a demanda das mais diversas partes dos Estados Unidos.
A música era o grande entretenimento da população pós Segunda Guerra Mundial, e agora,os negros já gravam seus LPs,os chamados Race Records.
No final da década de 40, ocorre mais uma grande transformação na igreja: chega o órgão Hammond.
A primeira igreja a ter um órgão Hammond foi a First church of Deliverance, fundada em 1929 em Illinois pelo Reverendo Clarence H. Cobbs.

.Essa igreja também foi a primeira a transmitir os sermões e música Gospel através do Rádio.
Dessa forma, a First Church of Deliverance teve grande influência para o firmamento da gospel music.Foi nela que Kenneth Morris revolucionou ao introduzir o órgão na musica gospel.
O órgão para a época era novo e trazia um som bem vibrante, bem como era o estilo pentecostal negro.Enquanto as igrejas dos brancos usavam somente o piano ou o órgão de tubos, as igrejas negras foram desenvolvendo a sonoridade do Hammond em todas as áreas do culto.Assim,piano e órgão tocavam juntos, criando um padrão que foi seguido até a década de 70.
Acredito que umas das principais referências do estilo tradicional seja o órgão Hammond.
Thomas Dorsey, Mahalia Jackson,Albertina Walker,Shirley Caesar, Dr. Mattie Moss Clark, Rev. Carlton Pearson, Vanessa Bell Armstrong, são bons exemplos de Cantores que até hoje ainda recriam o Tradicional Gospel.

Bibliografia:
http://farm1.static.flickr.com/217/513954038_b520503c34.jpg
http://www.hammond.com.br/latorre/artigos/gospel/gospel.htm

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